O próximo ano está chegando e com isso, precisamos realizar o planejamento anual de marketing. As metas e estratégias de marketing são definidas com meses de antecedência e são realizados apenas ajustes de percurso no decorrer do ano.
Mas, está com dúvidas de como fazer? Aqui temos algumas dicas e orientações:
01. Defina metas e objetivos: para fazer um bom planejamento de marketing, comece definindo quais serão as metas para o próximo ano, como: crescimento do número de alunos, aumento da lucratividade, expansão, entre outros.
Atenção: é importante que você seja realista para não se frustrar e uma boa maneira de fazer previsões adequadas é olhar o histórico do ano anterior e usá-lo como base para definição das novas metas.
02. Crie uma estratégia: com as metas definidas, dê o primeiro passo e comece a pensar quais atividades/atitudes que precisam ser tomadas para que as metas possam efetivamente ser alcançadas.
Como estamos em um plano no nível estratégico, você pode apenas delinear as principais estratégias e detalhá-las em planos específicos.
03. Budget anual: budget nada mais é que a verba que você tem disponível para realizar determinadas atividades. Definir a verba anual para o planejamento de marketing é importante, porque, dessa maneira, é possível distribuí-lo durante o ano, evitando que você gaste tudo o que tem já nos primeiros meses. Vale lembrar que o para o nosso seguimento é necessário focar os esforços financeiros nos períodos de captação.
Vamos as ações?
Com os objetivos, metas, estratégias e as verbas definidas, chega a hora de prever as ações do planejamento de marketing, o ideal é pensar quais ações serão realizadas, em qual período e quanto receberá de investimento?
Para auxiliar, utilize os seguintes itens:
- Ações: o que vai ser feito
- Período: início e fim
- Como: explique como vai funcionar
- Responsável: quem irá fazer
- Custo: qual valor será necessário
O planejamento anual de marketing é um documento. Por isso, nada de deixar apenas na mente ou escrever em folhas soltas, o ideal é abrir um arquivo do Word ou planilha e documentar todos os passos. Esse arquivo será um roteiro para ajudar você nas ações e deve ser seguido com rigor para que as metas e objetivos sejam alcançados!
Atenção: a contratação de uma agência ou pessoa especializada pode te ajudar a planejar e executar com perfeição e alcançar o sucesso da sua unidade!