Como está o relacionamento com os leads que não foram convertidos em matrícula?
O melhor dos mundos seria não haver leads parados, mas sabemos que com a rotina, muitas vezes cheia de atividades que não estão dentro do setor comercial, acabamos deixando alguns contatos parados dentro do nosso banco de dados e perdemos o “time” correto para o fechamento de matrícula e conversão do lead.
A taxa de conversão é em torno de 30%, porém esse índice oscila dependendo do período, já que trabalhamos com alta captação sazonal. Além da sazonalidade existem alguns fatores que colaboram para perda das negociações, como: concorrência, ticket médio, outras prioridades do cliente e processo da venda.
O resgate desse lead requer persistência, criatividade e estratégia. Afinal um bom plano, vem acompanhado de AÇÃO:
- Para começar faça uma revisão do seu processo de venda e verifique se sua equipe está colocando em prática todas as diretrizes do manual comercial.
- Realize uma segmentação de leads e classifique-os em critérios como interesse demonstrado, estágio no funil de vendas, motivo pelo qual não se matricularam.
- Após realizar a segmentação, desenvolva uma estratégia de comunicação para reengajar os leads parados.
Para essa estratégia pode-se incluir e-mails personalizados, chamadas de acompanhamento, conteúdo específico que possa ser do interesse deles e personalização de ofertas.
Lembrando que cada caso é único e pode exigir abordagens específicas dependendo do seu público-alvo e do contexto do seu negócio.