Eu tenho uma estratégia de crescimento para minha unidade?
Como fazer meu negócio crescer?
Meu time está alinhado às minhas expectativas?
São perguntas que devemos nos fazer no início da operação para traçar um caminho com um planejamento saudável e dentro de um projeto alcançável.
Ao olhar para minha unidade sabendo onde quero chegar (quantidade de matrículas que quero fazer), eu consigo projetar as ações necessárias dentro do meu cenário, levando em consideração minha localização, público e concorrência.
Eu só consigo fazer um planejamento estratégico aplicável, quando eu SEI ONDE ESTOU, COMO ESTOU e ONDE QUERO CHEGAR. O caminho que leva ao meu resultado deve ser planejado estrategicamente e colocado em ação, caso contrário eu não alcanço os números que almejei no início do meu plano.
É essencial que toda a equipe esteja dentro deste projeto, que todas as funções executadas no colégio estejam alinhadas no mesmo propósito e formação, por exemplo:
- Meu atendente deve ser acolhedor para que a família se sinta confortável em compartilhar a vida com a escola.
- Meu comercial deve encantar desde o primeiro contato, levando conteúdo significativo nas apresentações, sempre lincando o ensino e atividades com as habilidades que a criança irá desenvolver do decorrer do ano.
- Minha equipe pedagógica deve compreender que a retenção de alunos está diretamente ligada as funções exercidas em sala de aula e relacionamento com a família.
- Meu administrativo deve saber que ser facilitador das ações dentro da escola é essencial para um bom funcionamento da operação.
- Todos devem estar engajados e dentro do meu propósito e estratégia!
Compartilho hoje com vocês, um vídeo onde Frank Cespedes – Professor de Gestão Empreendedora da Harvard Business School, fala sobre existir uma estratégia dentro do negócio, sobre a dificuldade de bons resultados caso não haja estratégia e planejamento dentro da empresa, pois, como vou implantar aquilo que não entendo?
Preciso entender o meu negócio, saber onde estou, traçar uma meta e planejar como chegar lá.
O interessante é que ele fala também sobre as contratações feitas dentro na empresa. O que eu faço pelo meu time?
Treino? Desenvolvo? Faço acompanhamento desse desenvolvimento e avalio o conhecimento e aplicação desse profissional?
Isso é muito importante dentro da operação e esse tipo de trabalho que fará com que meu negócio cresça gradativamente, visando priorizar a qualidade no atendimento.
O essencial sem dúvidas é que toda a equipe esteja alinhada ao mesmo objetivo, conhecendo o plano e lutando pelo mesmo propósito. Crescimento!