2025 à vista: como planejar o marketing para o próximo ano

O próximo ano está chegando e com isso, precisamos realizar o planejamento anual de marketing. As metas e estratégias de marketing são definidas com meses de antecedência e são realizados apenas ajustes de percurso no decorrer do ano.
Mas, está com dúvidas de como fazer? Aqui temos algumas dicas e orientações:

 

01. Defina metas e objetivos: para fazer um bom planejamento de marketing, comece definindo quais serão as metas para o próximo ano, como: crescimento do número de alunos, aumento da lucratividade, expansão, entre outros.

 

Atenção: é importante que você seja realista para não se frustrar e uma boa maneira de fazer previsões adequadas é olhar o histórico do ano anterior e usá-lo como base para definição das novas metas.

 

02. Crie uma estratégia: com as metas definidas, dê o primeiro passo e comece a pensar quais atividades/atitudes que precisam ser tomadas para que as metas possam efetivamente ser alcançadas.

Como estamos em um plano no nível estratégico, você pode apenas delinear as principais estratégias e detalhá-las em planos específicos.

 

03. Budget anual: budget nada mais é que a verba que você tem disponível para realizar determinadas atividades. Definir a verba anual para o planejamento de marketing é importante, porque, dessa maneira, é possível distribuí-lo durante o ano, evitando que você gaste tudo o que tem já nos primeiros meses. Vale lembrar que o para o nosso seguimento é necessário focar os esforços financeiros nos períodos de captação.

 

Vamos as ações?
Com os objetivos, metas, estratégias e as verbas definidas, chega a hora de prever as ações do planejamento de marketing, o ideal é pensar quais ações serão realizadas, em qual período e quanto receberá de investimento?

 

Para auxiliar, utilize os seguintes itens:

  • Ações: o que vai ser feito
  • Período: início e fim
  • Como: explique como vai funcionar
  • Responsável: quem irá fazer
  • Custo: qual valor será necessário

 

O planejamento anual de marketing é um documento. Por isso, nada de deixar apenas na mente ou escrever em folhas soltas, o ideal é abrir um arquivo do Word ou planilha e documentar todos os passos. Esse arquivo será um roteiro para ajudar você nas ações e deve ser seguido com rigor para que as metas e objetivos sejam alcançados!

 

Atenção: a contratação de uma agência ou pessoa especializada pode te ajudar a planejar e executar com perfeição e alcançar o sucesso da sua unidade!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um Comentário

Fields (*) Mark are Required

Na Chave

Posts Relacionados

New ideas!

Hello!! Neste mês, vou compartilhar uma ideia de Campanha para K1, como incentivo para que os Joyers concluam o PreSchool na the Joy. Para os

Are the Joyer´s parents satisfied?

Ao final do 1° Bimestre, com a rotina escolar implementada, alunos e pais adaptados, parcerias comerciais em andamento, precisamos ter um olhar mais atento para