Organizar um banco de dados comercial é essencial para garantir que as informações da empresa sejam armazenadas, gerenciadas e acessadas de forma eficiente e segura.
Em uma escola principalmente o relacionamento é a chave para fechamento de matrículas. Para construir e manter essa relação entre cliente e o colégio é necessário que estejamos prontos em organizar os dados fazendo o “follow” da maneira correta.
Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar com isso:
Esquema de banco de dados: Com base nos requisitos identificados, projete o esquema do banco de dados.
Sponte: Para nós que utilizamos a ferramenta Sponte, seria ótimo fazer o uso em todos os aspectos que ela pode nos atender/ajudar.
Na área comercial da ferramenta podemos encontrar uma aba onde é só preencher os dados dos leads e fazer os acompanhamentos do atendimento (follow), isso nos auxilia em não perder o momento certo de “agir”.
*Existem vídeoaulas disponíveis na plataforma!
Fazer acompanhamento apenas em planilhas não é eficiente, pois não tem como adicionar lembretes de “follow up” e discriminar ações e “status” desse cliente.
Monitorar desenvolvimento: Monitore regularmente o desempenho do banco de dados para identificar possíveis gargalos e otimizar consultas conforme necessário.
Fazendo esse monitoramento com frequência a chance de perder “time” e contato é minimizada, as respostas e informações de conhecimento são enviadas no momento certo dando mais credibilidade a instituição.
Equipe: O time comercial tem como objetivo assegurar um bom “follow up” e atendimento personalizado para cada cliente, fazendo isso no tempo certo e de forma correta, alimentando esse lead com informações de valor a credibilidade é aumentada gradativamente e mesmo que esse cliente não feche no primeiro momento, você se fará primeira opção em caso emergencial para esse lead, por isso a importância de um acompanhamento assertivo e abordagens no momento correto.
O cuidado e discrição: Lembrando que manter os dados e informações dos clientes é algo delicado e precisamos lidar com cuidado e discrição sempre, mantendo a privacidade do nosso cliente intacta.
Segue um vídeo que fala um pouquinho sobre como lidar com os dados do cliente.
Organize os dados e mantenha um cronograma eficiente de trabalho, assim teremos o resultado desejado!
Vamos nos preparar para o próximo período de captação com a casa em ordem!